terça-feira, 20 de novembro de 2012

FUGA 4


:: 2011 


FUGA 4 – Multiculturalismo 

de 17 de novembro a 01 de dezembro de 2011


Com o tema “multiculturalismo”, o IV Festival Universitário de Artes Cênicas de Goiás – FUGA 4, foi realizado de 17 de novembro a 01 de dezembro de 2011. Com duração de quinze dias, reuniu repertórios e linguagens diversas em apresentações artísticas produzidas em Goiânia (GO), Brasília (GO), Salvador (BA) e Campinas (SP).  Nesta quarta edição, além da multiplicidade de linguagens, o evento vinculou sua realização à diversidade de espaços espalhados pela capital goiana, nos quais foram realizadas suas atividades: Teatro Goiânia Ouro, Oficina Cultural Geppetto, Teatro Zabriskie, Centro Cultural UFG, Teatro da EMAC, Laboratório de Artes Cênicas e salas de dança da FEF. Debates, palestras e oficinas completaram a programação.  A entrada foi gratuita para quase todos os dias do festival, com exceção apenas para o dia 19 de novembro, no qual ocorreu a tradicional pizzada do GEPPETTO, com meia entrada para os participantes do festival, estudantes de artes cênicas, dança e direção de arte. Apesar da entrada franca, o festival recebeu doações de alimento não perecível na Secretaria da EMAC e nos locais de realização de cada apresentação, para fins de doação a entidades filantrópicas.

O FUGA é um festival cênico produzido pelo Projeto Universidade em Cena, da Escola de Música e Artes Cênicas, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, da Universidade Federal de Goiás, e este ano recebe amparo da Lei de Incentivo à Cultura, da Prefeitura Municipal de Goiânia. Conta ainda com apoio institucional da Faculdade de Educação Física – FEF/UFG, FUNAPE, Centro Cultural Goiânia Ouro, Teatro Zabriskie e Oficina Cultural GEPPETTO. O evento foi realizado através do trabalho colaborativo entre professores, estudantes e funcionários dos cursos de Artes Cênicas (presencial e EaD), Direção de Arte e Dança da UFG, estabelecendo vínculo com outras instituições de ensino em Artes Cênicas: Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Universidade Federal da Bahia – UFBA, Universidade de Brasília – UnB e Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França, da Secretária de Educação de Goiás. O festival pode ser definido como uma experiência cênica que cumpre dupla função: a de abrigar o resultado artístico de atividades acadêmicas de artes cênicas, direção de arte e dança, produzida no âmbito da formação superior e profissionalizante, e a de ser ocasião de abertura da universidade para artistas sem formação acadêmica, para os espectadores de teatro, dança e performance e para a comunidade goiana, de maneira geral.

O FUGA 4 debateu o tema do multiculturalismo, a partir de seu contexto artístico específico, enquanto elo de ligação que possibilita formas de diálogo e conflito entre arte, universidade e sociedade. Desta forma, ele permitiu reflexões que questionaram a abertura da academia ao pluralismo cultural, vigente na cena contemporânea, considerando a diversidade como recurso de força e potência para a arte e a educação. Assumindo perspectivas variadas, o tema do multiculturalismo também contribuiu para discutir as relações de complementaridade entre arte e vida, além do caráter engajado e intervencionista que as políticas culturais podem assumir, definindo a experiência social do artista, sua origem e pertencimento.  Esta perspectiva aberta se reflete na produção artística como pluralismo de formas, renovação de procedimentos e hibridismo cultural. O multiculturalismo surgiu a partir de movimentos de direitos civis de grupos minoritários, nos anos sessenta, e também devido à necessidade de responder à diversidade cultural produzida pela imigração do pós-guerra. Nosso convívio com a presença de expressões de diferentes universos culturais, assim como manifestações das culturas populares e eruditas, da arte e da ciência, do artesanato e da microeletrônica, e das distintas formas de comunicação de massa, forma um verdadeiro labirinto no qual são tecidas as formas de se produzir cultura.

Fizeram parte da programação:

-  Oficina "Processo de criação em dança a partir da corporalidade do Cavalo Marinho - Carolina Laranjeira (UFBA)

- Espetáculo "Cordões"  - Carolina Laranjeiras (Grupo Peleja - UFBA)

-  Oficina "Iluminação - Princípios Criativos" - Eduardo Albergaria (Grupo Peleja)

- Espetáculo "Malva Rosa" - Dir. Alice Stefania

- Cenas Curtas

Tonies da Soirée ou... Saída pela esquerda!" - Dir. Andrea Pitta

"Um dia, uma banana" - Dir. Maria Ângela

"Semeador de Poesias" - Dir. Luiz Davi. Alunos do Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França / Escola de Arte Veiga Valle (CEPABF)

- Apresentação Teatro-Musical - Dir. Ângela Barra

-   Palestra "O Mercado da Cultura - casos e conceitos"  [Em parceria com o Projeto Ciclo de Palestras da Emac] - Marcelo Carneiro (Arte Brasil Eventos)

-  Aula Performance  - Dir. Andrea Pita

-  Espetáculo "Lugar onde peixe pára"  - Dir. Newton Armani de Souza e Maria Julia Pascali

- Mostra de Dança

"Simplesmente Eixo" - Dir. Marlini de Lima
"Ecografia" - Dir. Ana Reis
"Desejo...Mas não quero" - Dir. Renata Lima
"Corpo Infame" - Dir. Márcio Pizarro Noronha
"Passagem" - Dir. Renata Lima (Núcleo de dança Coletivo 22)
"Cortejo" - Dir. Renata Lima (Núcleo de dança Coletivo 22)

-  Oficina "Gestual do Sensível" - com Armand Angiabaud

-  Espetáculo "Homens e Não Homens" - Dir. Saulo Dallago

-  Espetáculo "O que disseram sobre o beijo que não vi" - Dir. Alexandre Nunes

-  Espetáculo "Tal qual como C'aqui" - Dir. Natássia Garcia

"Amarelo" - Dir. Maria Ângela Ambrosis

-  Espetáculo "A Ilha Desconhecida" Dir. Maria Ângela Ambrosis

- Espetáculo "Língua, pra quê te quero?" - Dir. Urânia Maia e Valéria Figueiredo

-  Workshop "Nelson na Boa, 120 anos de molecagem"

-  Espetáculo "Portela, patrão. Mário, motorista" - Cia Boa Companhia (UNICAMP/SP)

- Palestra "Boa Companhia e o Teatro Pré-Apocalíptico", com Profa. Verônica Fabrini. [Em parceria com o Projeto Ciclo de Palestras da Emac