quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Inuksuit


Inuksuit (2009)
Grupo Impact(o) da UFG e Grupo de Percussão da UFU
dia 11/12 | 18hs | Pátio da Emac
ingresso: gratuito


Inuksuit é inspirado pelas sentinelas de pedra construídas ao longo dos séculos pelo povo Inuit, nas planícies varridas pelo vento Ártico.  Traduzida literalmente, a palavra “Inuksuit” significa: “agir como um humano”.  Esta obra é assombrada pela visão do derretimento do gelo polar, do aumento do nível dos oceanos, e o que poderia restar da presença humana depois que as águas rescindirem.

Inuksuit é uma obra-concerto para percussão, na qual os performers se movem através de uma grande área aberta. A plateia, também, pode se locomover livremente e descobrir os seus próprios locais de escuta. Esta obra pretende expandir nossa consciência da música-sem-fim do mundo em que vivemos, transformando o espaço aparentemente vazio em um local integralmente experimentado.

Cada performance de Inuksuit é diferente, determinada pelo tamanho do grupo, dos instrumentos específicos escolhidos, e pela topologia e vegetação do espaço de performance.  Inuksuit nos convida a exploração e descoberta da relação entre a música e o seu espaço de performance, bem como as interações dos músicos com ambos.

A experiência de preparar, tocar, e ouvir Inuksuit pode gerar questões mais profundas como: O que significa agir criativamente com e dentro no nosso ambiente? Nós conseguimos ouvir e escutar mais profundamente o campo sonoro que nos rodeia? Como que o local onde estamos define o que nós fazemos, e em última instância, quem nós somos? E como que nós entendemos a brevidade da presença humana, na imensidão do tempo geológico?

John Luther Adams
(trad. Fabio Oliveira)

Para saber mais: Sentinelas de Pedra (em inglês)